O que a Bíblia fala sobre os anjos?

Publicado: 20 de Agosto de 2009 por mundomaranatha em Anjos

Um leitor perguntou:

Quero saber onde se encontra os versos bíblicos de que nós temos um anjo da guarda? Que o anjo registra as nossas açoes e entrega a Deus? E que ele nos protege? Por favor, responda as minhas perguntas. Éque tenho uma amiga que está fazendo uma pesquisa sobre anjos.

anjos

Resposta:

Caro leitor, quando estudamos sobre anjos, temos que ter cuidado pois a Bíblia traz poucas informações sobre eles. A maior parte das informações são encontradas em revistas espiritualistas, esotéricas e em comunidades de adoração aos anjos e não são dignas de crédito. A corrente popular ensina que todas as pessoas possuem um anjo particular. Já a Bíblia  diz assim:

(Salmos 34:7) -  O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra.

(Salmos 91:1 e 11) – AQUELE que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.

Como podemos ver, a Bíblia fala que aqueles que servem a Deus, amam a Jesus e guardam seus mandamentos possuem proteção especial. Jesus também fala dos anjos das crianças:

(Mateus 18:10) -  Vede, não desprezeis algum destes pequeninos, porque eu vos digo que os seus anjos nos céus sempre vêem a face de meu Pai que está nos céus.

A única passagem que realmente dá a entender que possuímos um anjo particular está no livro de Atos.  Algumas pessoas que estavam reunidas na casa de Marcos manifestaram esta crença. Como Pedro estava preso, eles não acreditaram que estivesse à porta batendo e disseram à menina que anunciou a sua chegada:

(Atos 12:15) -  E disseram-lhe: Estás fora de ti. Mas ela afirmava que assim era. E diziam: É o seu anjo.

Sabemos que os anjos trabalham  de maneira geral para a salvação de todas as pessoas, mas somente ”acampa-se ao redor dos que temem a Deus”.  Além da salvação física, eles também levam o evangelho para aqueles que não possuem amigos cristãos, através de sonhos ou visões. Sempre porém, mediante a ordem de Cristo, a qual estão sujeitos.

A Bíblia também ensina que eles seguram as guerras e os conflitos generalizados, protegendo a humanidade dos anjos que estão ao lado de Lúcifer:

(Apocalipse 7:2-3) – E vi outro anjo subir do lado do sol nascente, e que tinha o selo do Deus vivo; e clamou com grande voz aos quatro anjos, a quem fora dado o poder de danificar a terra e o mar, Dizendo: Não danifiqueis a terra, nem o mar, nem as árvores, até que hajamos assinalado nas suas testas os servos do nosso Deus.

A Bíblia indica que os anjos também registram ações. Fala de Livros com os registros de cada pessoa. Um dos livros é o livro da vida (Apoc. 20:12), que contém o nome de todos aqueles que alguma vez creram no sacrifício de Jesus para serem salvos. (S. Lucas 10:20; Fil. 4:3; Dan. 12:1 e Apoc. 21:27) O outro livro é o memorial, onde estão registrados os atos dos homens. (Apoc. 20:12, Mal. 3:16). Com certeza estes livros são escritos parcialmente ou até mesmo totalmente pelos anjos. Eles precisam estar bem informados sobre as pessoas: sobre quem ama Jesus e quem não ama, porque eles separarão os bons dos maus:

(Mateus 13:49) -  Assim será na consumação dos séculos: virão os anjos, e separarão os maus de entre os justos.

Este artigo não fala tudo sobre os anjos. Leia sempre a Bíblia e estará sempre descobrindo coisas novas!

Comentários
  1. Petry gonzales Maia diz:

    O site e muito bom, diz muita coisa interessante para quem busca a Deus de coração.
    O artigo sobre anjos me chamou a atenção, pois analiso a trajetória da minha vida e me lembro de muitas atuações de anjos, posso dizer que sofri muitos livramentos e nos momentos mais difíceis meu anjonunca me deixou na mão. Amo primeiramente a Deus e todas as suas coisas.
    Para finalizar digo que tenho muita vontade e convicção de um dia conhecer e adorar ao Pai(DEUS), tenho minha busca pessoal a cada dia bem como as dificuldades e provações mais não perco aconfiança e a fé no mais maravilhoso,misericordioso e amável Jesus o magnifico.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s