Poder Para Ser Semelhante a Jesus

Posted: 30 de Julho de 2011 by mundomaranatha in Sem categorias

Hoje eu quero falar com você sobre como podemos ser semelhantes a Jesus. Encontramos na Bíblia inúmeras promessas para aqueles que desejam ser seguidores fiéis de Cristo. Uma delas foi feita pelo salmista: “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nEle e o mais Ele fará” (Salmo 37:5). Já o apóstolo Paulo, na carta aos Filipenses, 4:13, escreveu: “Tudo posso naquele que me fortalece”. E ainda, na mesma carta, capítulo 2:13, lemos: “porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a Sua boa vontade.”

Amigo querido, essas promessas nos asseguram um viver vitorioso em Cristo Jesus. Portanto, entendemos que o poder para seguirmos os passos de Nosso Senhor nos é dado por Deus. O que devemos fazer é buscar esse poder que está à nossa disposição. E esta é a chave de toda a questão.

A buscas dessa força, desse poder, não pode ser avaliada por sentimentos humanos. Ela não pode ser medida por quanta ambição ou quanto desejo a pessoa tem de ser semelhante a Jesus. Em João 14:4 nós lemos o que Jesus disse: “Estai em Mim e Eu em vós”. Teremos poder e força do Céu, na medida que buscarmos estar em Jesus. Por isso é assegurado: “Pedi e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque o que pede recebe; e o que busca, encontra; e ao que bate, se abre” (Mateus 7:7 e 8).

Considerando a questão num terreno um pouco mais prático, como é que podemos estar com Jesus? Como é que se dá a busca do poder, para sermos semelhantes a Ele? Vou falar sobre isso agora.

Podemos estar em Jesus quando tomamos tempo para estudar a Sua revelação, ou seja, a Bíblia. É nas sagradas páginas que Deus se apresenta a nós e se torna conhecido de Seus filhos. Ao estudarmos os planos de Deus; ao verificarmos a maneira como o Senhor guiou o Seu povo através dos séculos; ao conhecermos o Seu caráter revelado na forma como lidou com aqueles que se relacionaram com Ele; ao tomarmos contato com Suas promessas e profecias e experimentarmos o Seu cumprimento, estaremos permanecendo em Jesus.

É através da Bíblia que Deus fala ao nosso coração. Ela é a Palavra dEle. Portanto, quando lemos a Bíblia, estamos na verdade lendo o que Deus deixou para nós; as lições que comunicam graça, sabedoria, poder para vivermos à semelhança da vida de Cristo.

Uma outra maneira pela qual nos é dado poder, é através da oração, da prece. Se pela Bíblia, Deus fala a nós, é pela oração que nós falamos com Deus. E assim se estabelece um vínculo que não será jamais destruído. A verdadeira prece não é composta por frases formuladas ou expressões formais. A oração genuína é o abrir do coração a Deus, como muitas vezes fazemos com um amigo.

Jesus gastou horas em oração. Embora fosse divino, não usou Seus poderes para realizar as Suas atividades. Antes, com humildade, buscava o poder vindo do alto, nas muitas horas que passava em oração.

Muitas pessoas têm uma idéia errada acerca da oração. Pensam que para falar com Deus é necessário estar em uma igreja. Mas não é assim. Moisés orou a Deus no deserto, diante de uma sarça ardente. Jonas orou ao Senhor dentro do ventre de um grande peixe. Paulo e Silas na prisão, cantavam hinos e oravam a Deus. A Bíblia não determina que devemos orar num determinado local e em definida posição.

Entendemos que, sempre que for possível, devemos nos ajoelhar diante de Deus. Isso indica respeito e reverência devidos somente ao Criador. Porém, não significa que só podemos orar se estivermos nessa posição. Podemos falar com Deus onde quer que estejamos e na posição que nos encontramos. O ouvido divino sempre está aberto para ouvir o clamor e a súplica de Seus filhos.

Temos vários conselhos bíblicos sobre a oração. Jesus orientou: “Mas, tu quando orares, entra no teu aposento, e fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê secretamente, te recompensará. E orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos” (Mateus 6:6 e 7). E, na seqüência, nos versos 9 e 13, encontramos a oração modelo, conhecida como o “Pai Nosso”. Aqui está um singelo modelo a ser seguido. Nessa oração estão expostas as nossas mais profundas necessidades.

Não há fundamento bíblico para dirigirmos nossas preces a qualquer outro que não seja Deus. Somente Ele é digno de nosso culto, de nossa adoração, porquanto Ele é o nosso Criador. Jesus também nos orientou que devemos fazer as preces no Nome Dele (João 14:13 e 14).

O apóstolo Paulo, na carta aos colossenses, 4:2, lembra: “Perseverai em oração, velando nela com ação de graças”. É muito importante que nossas preces não se constituam apenas de pedidos. O espírito de gratidão e reconhecimento nos ajudará a perceber quantas dádivas temos recebido das mãos do nosso Pai celestial. Quantas vezes só nos lembramos de Deus apenas para fazer pedidos e poucas vezes nos lembramos de agradecer…

Um elemento muitíssimo importante na oração é a fé. Jesus assim afirmou: “Por isso vos digo que tudo o que pedirdes, orando, crede que o recebereis” (Marcos 11:24). E Tiago, enfatiza em sua carta, capítulo 1:5, “Peça, porém, com fé, não duvidando; porque o que duvida é semelhante a onda do mar que é levada pelo vento e lançada para outra parte”.

Amigo querido, que você também tenha a certeza de que podemos permanecer em Jesus, quando tomar tempo para estudar a Bíblia e ao orar. É aí que experimentamos um poder que excede toda compreensão e nos tornamos semelhantes a Jesus. Recebemos poder para viver uma vida vitoriosa e crescemos na experiência que nos direciona para uma semelhança completa com Cristo nosso Senhor.

Pr. Montano de Barros

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s